quinta-feira, abril 07, 2011

I feel pretty




Há meninas que não se acham bonitas, ou suficientemente magras, ou espertas, ou outra coisa qualquer, porque lhes dizem que não são bonitas, ou magras, ou espertas e elas acreditam.
Algumas destas meninas entram em processos de auto-destruição. Algumas salvam-se.
Hoje conheci uma menina que (por enquanto) se safou porque deixou de acreditar no que alguns lhe diziam. E porque outras pessoas lhe devolveram outra imagem, uma imagem mais real e mais bonita, como ela é.

Quando eu tinha 5 ou 6 anos, não sei bem, um amiguinho mais novo disse-me, numa daquelas zangas normais em crianças, que era feia. E eu, que nunca me tinha passado pela cabeça tal coisa porque fui na primeira infância uma criança cheia de auto-estima, fiquei com dúvidas.
Lembro-me de ter sido apanhada pela minha avó a olhar fixamente, talvez a chorar, para o meu reflexo no espelho da casa de banho, em casa dela, numa daquelas maravilhosas e longas tardes de sábado. Perguntei-lhe se eu era feia e ela, claro, disse que não, não era nada feia. E eu acreditei. Pelo menos até à adolescência, quando as dúvidas regressam com outra intensidade. Mas então já estava protegida da malidicência.

1 comentário:

nuno medon disse...

olá! Isso que diz do " existem meninas que não se acham bonitas, porque alguém lhe diz isso e elas acreditam ", já eu disse muitas vezes a algumas raparigas, que passam a vida a dizer que estão feias, que se sentem feias, porque acham que têm gordura a mais. Eu um dia, quando me casar quero que a rapariga/ Mulher seja uma pessoa bem constituída. Não gosto de mulheres muito Magras, tipo trinca-espinhas. E sim, há muita gente jovem, que se acha feia, porque algum rapaz ou amiga lhes disse " precisas de engordar " e alêm disso, todas as mulheres, têm de ter cuidado com a anorexia, porque por vezes o quererem ficar magras torna-se numa verdadeira obcessão que ficam anorécticas. beijos e as melhoras para si. bom fim de semana.