quarta-feira, dezembro 23, 2009

natal




gosto do natal, da festa, das prendas, das luzes, do frio, da confusão, da preparação das comidas e dos doces, da expectativa, de pôr a mesa bonita para o jantar, dos brindes, do excesso, do calor, da família, da azáfama, das conversas, do pinheiro e da estrela, do presépio, do pai natal.

(saudades de ir apanhar musgo fresquinho aos muros e caminhos com os meus irmãos, de apanhar bugalhos nos arbustos com a minha avó, de fazer enfeites de papel brilhante com a minha mãe, de derreter velas para lhes dar outra forma, de ir à procura de um pinheiro nas matas com o meu pai, de não termos espaço à mesa em casa da minha avó, do pai natal improvisado - barbas de algodão, robe chinês vermelho - e da encenação à volta da sua chegada à meia noite em ponto).

gosto de tudo o que o natal representa, o (re)nascimento, a recuperação da inocência, a generosidade e a troca, a esperança e a abundância, o excesso e a partilha, o regresso da luz (darmo-nos à luz) e do reflorescimento (o inverno prepara a primavera).


mas nesta era de abundância consumista, e ao mesmo tempo asséptica e maníaca pela saúde tinham de vir uns estudiosos australianos dizer que o pai natal, esse senhor com ar simpático, bonacheirão e generoso deve ser considerado um mau exemplo para as crianças, porque é gordo.

enfim.

o natal é uma festa cíclica, de inverno, que já existia antes de ser o natal cristão. marca a passagem do tempo e os ciclos da natureza, ajuda-nos a estruturar o quotidiano, apontando-nos possibilidades de mudança, crescimento e esperança. incita-nos à generosidade e ao desprendimento, à alegria, expansão e receptividade.


celebremos, então.

bom natal!


(ps: parece que tinha aí um erro de português. nunca fui muito boa em gramática. as minhas desculpas às duas pessoas que me "linkaram".)

3 comentários:

rita disse...

fico muito feliz de este ano passarmos o natal todos juntos. deixo uma música bonita.
http://www.youtube.com/watch?v=MkDbICM9mwE até logo.

turito disse...

e apanhar pinheiros da mata...
(ainda bem q não conheces o maluco dos livros)

natalie disse...

rita, foi fixe passar o natal com tanta gente, três famílias! obrigada pelas músicas! :)))

turito, já sabes, eu não sou mesmo politicamente correcta!
e confesso que demorei uns minutos a perceber do que estavas a falar ;) já te ia perguntar que enigma era esse...
ao meu pai, na verdade, já muito tempo antes dos ecologistas lhe custava cortar pinheirinhos. Chegou a comprar um pequenino, num vaso, para crescer e não termos de cortar, mas não resistiu e secou.