sábado, dezembro 12, 2009

miradouro de santa luzia




(...)

MULHER
Poderia comentar de mil maneiras, meu caro senhor mas não vou fazê-lo, deixe-me apenas dizer-lhe que o acho muito atraente. Silêncio Não acredito que o ring the bell please seja uma frase inocente.

HOMEM
Essa agora!

MULHER
É verdade.

HOMEM
Como asssim?

MULHER
Não lhe ocorreu inocentemente, tenho a certeza. No fundo intuiu que uma mulher como eu havia de aparecer-lhe na sua loja disponível para falar consigo sobre a atracção que exerceu sobre ela. Aliás, a frase nem é sua, é um dito comum, é uma frase do mundo.

HOMEM
Nesse caso não tenho que sentir a responsabilidade de que falava há pouco. Um antiquário tem o direito de convidar as pessoas a visitá-lo na sua loja...

MULHER
Ring the bell please!

HOMEM
Lembrei-me, há outros colegas que têm a mesma frase nas portas também.

MULHER
As lojas de antiguidades usam muito a frase, é isso?
Breve silêncio

HOMEM
Mas a senhora entrou aqui livremente.

MULHER
Graças a Deus, mas embora delicada a frase é imperativa. Uma pessoa vai na rua e ring the bell please. Não me vai levar a mal mas gostava de fazer amor consigo.
Breve silêncio.

HOMEM
Mas... mas assim de repente... deve calcular que não estou preparado... uma pessoa abordada assim... de repente... tocam a campainha, a senhora entra e de um momento para o outro e sem que nada o fizesse prever convida-me a fazer amor consigo... desculpe mas não é uma situação que me seja familiar... talvez que possamos conhecer-nos um pouco mais, conversar sobre alguns temas que sejam do nosso agrado, só para estimular um pouco o nosso encontro e depois sim, quem sabe, talvez possamos trocar um beijo e depois...

MULHER
O meu tema favorito é o miradouro de Santa Luzia. Gostaria de falar sobre o miradouro de Santa Luzia?

HOMEM
Com muito gosto, sim, adoro Santa Luzia. Trauteia a melodia popular napolitana Santa Lucia.

MULHER
Levantando-se Tem por acaso algum gabinete na sua loja, um espaço mais íntimo?

HOMEM
Sabe, tenho receio duma coisa... Breve silêncio.

MULHER
Não está capaz de o dizer? Breve silêncio.

HOMEM
Indicando-le uma direcção. Tenho receio que você seja o amor da minha vida.

MULHER
Avançando para o escuro E então?

HOMEM
Seguindo atrás dela Terei que substituir a frase na porta...

Desparecem os dois no escuro. Ouve-se pouco depoi o som, breve, da campainha.





Abel Neves
"Ring the bell please", Além as estrelas são a nossa casa


2 comentários:

turito disse...

:-) o texto "encaixa" na perfeição com a foto...
bj

natalie disse...

o texto é muito fixe! foi um dos q fiz para entrar no curso.