quarta-feira, março 25, 2009

Asseio

"Nesta época do ano, quando vivia na casa de lareiras que sempre pertencerá aos meus pais, uma das coisas que mais gostava de fazer era atear o lume. Acender uma pinha com fósforos ou no bico do fogão. Acender um fósforo. A explosão de um fósforo na ponta dos dedos é um assunto simultaneamente intenso e frágil, como o coração de uma ave. Da chama de um fósforo pode nascer um incêndio, o inferno, ou pode nascer um lume como aquele onde me aquecia na casa dos meus pais e que ardia durante todo o dia. E coloca-se a pinha no ponto onde a construção de lenha se cruza. Depois as chamas, depois as brasas, depois a cinza.

É assim que espero que as palavras peguem.(...)"


José Luís Peixoto - 03/02/2009



(obrigada!)

(sempre tive dificuldade em acender lareiras... não construo a lenha como deve ser, acho; e depois a pinha não fica no lugar certo, e depois cai tudo, e tenho de andar a pôr jornais e jornais para ver se o lume acende, e abanar, abanar... e fica tudo cheio de fumo e de cinzas e nada de lume que aqueça. é nessa ocasião que vou chamar alguém... ou ligo o aquecedor...)

Sem comentários: