domingo, julho 30, 2006

Beirute


















Beirute, 1976


Mais fotos em
http://www.cedarland.org/warpics.html

uma das primeiras exposições de fotografia que vi, e que desde então me ficou gravada na memória visual, mostrava a cidade de Beirute totalmente destruída após uma das inúmeras guerras sofridas no território.
não me lembro do fotografo, nem da data das fotografias.
mas lembro-me do pó da destruição entranhado na pele, das casas abandonadas onde entrei, das ruas vazias que percorri.
e principalmente lembro-me de ter achado tudo muito familiar.
como se a guerra fosse aqui, ao meu lado, na minha rua, na cidade onde vivo,
como se o vazio, a destruição, a perda fossem também meus.
ao vaguear pelas fotografias senti um estranho reconhecimento,
como se eu pertencesse (ou tivesse pertencido) àquela cidade destruída.

Sem comentários: