domingo, fevereiro 15, 2015

assertividade

esta semana estive a "ensinar" uma pessoa a não ter medo de parecer mal-educada por querer simplesmente defender os seus interesses e vontades.

disse-lhe que, por vezes, é mesmo necessário ser um pouco "mal-educada" para garantir firmeza perante uma outra parte que se está nas tintas para o que estamos a dizer, que só pensa em si mesma.

que principalmente as mulheres, mas não só, são educadas para agradar e ceder, para não ficar mal perante os outros, e que quando quebramos esse padrão é normal que nos sintamos mal ou diferentes ou "mal-educadas".

no entanto, há mesmo muita gente que acha que está a ser assertiva e está só a ser mal-educada, ou rude. há quem ache que está só a dizer o que pensa e está a ser grosseira. há quem ache que está a fazer um comentário crítico e está simplesmente a saltar conclusões.

recentemente fizeram-me um comentário que poderia ser confundido com assertividade mas foi simples má-educação baseada em inferências incorrectas.

a meu favor, consegui resistir à tentação de justificar e corrigir a falácia.

mas ainda tenho de fazer muitas "respirações" para evitar dar informação a mais a quem não merece sequer saber o meu nome do meio.


enfim.


Sem comentários: