sexta-feira, agosto 28, 2009

mulher feia

"- A vida é muito curiosa - disse, expelindo o fumo pelo nariz. - Eu daria um perfeito homem e sou completamente mulher e ainda por cima mulher feia. Apesar disso os homens amaram-me e eu amei muitos homens. Curioso! Ouve, Inglés, que é interessante. Olha para mim feia como sou. Olha bem para mim, Inglés.
- Tu não és feia.
- Qué no? Não me mintas. Ou - e ela teve uma das suas profundas gargalhadas - já estás enfeitiçado? Não. Estou a brincar. Olha para esta fealdade. Pois apesar disso temos nós um sentimento que cega um homem enquanto está apaixonado. Com esse sentimento cegamo-lo e cegamo-nos a nós mesmas. Mas lá vem um dia em que, sem razão nenhuma, o homem vê como a mulher é feia, feia como realmente é; e a mulher vê-se tão feia como o homem a vê e então perde o homem e também os tais sentimentos interiores. Compreendes, guapa? - E bateu no ombro da rapariga.
- Não - respondeu Maria, - porque tu não és feia.
- Procura usar a cabeça e não o coração e ouve, menina. Estou a dizer coisas muito interessantes. Isto não te interessa, Inglés?
- Sim, mas temos que partir.
- Qué va, partir. Estou aqui muito bem - e Pilar continuou dirigindo-se a Robert Jordan como se estivesse diante de um pequeno auditório ou como se falasse a alunos: - E então passado algum tempo, quando se é feia como eu, tão feia quanto uma mulher o pode ser, então, dizia eu, ao fim de um certo tempo, o sentimento, o sentimento idiota da beleza interna cresce novamente. Cresce como uma couve. E então, quando o sentimento está bem desenvolvido, aparece outro homem e acha a mulher bela e tudo recomeça. Agora creio que ultrapassei tudo isto, mas a coisa ainda pode voltar. Tu tens sorte, guapa, em não seres feia."


Ernest Hemingway, " Por quem os sinos dobram"

6 comentários:

turito disse...

o meu livro preferido.

natalie disse...

vou a meio.
bj

turito disse...

Vou esperar que coloques aqui a "minha" parte do livro...;)
bjs
(delicia-te com o vinho, o jamón, gredos, a cigana, o amor e a morte... )

natalie disse...

por enquanto estou fascinada com a personagem da cigana; quando começam as descrições de estratégia de guerra começo a apanhar seca, mas isso deve ser por eu ser rapariga! :)
a ver se encontro a tua parte do livro! ;)

natalie disse...

(àparte: pelos vistos sou daquelas pessoas que "abusam" dos !, só no comentário anterior usei dois. para mim um ! no fim de uma frase é como se fosse um :), um piscar de olhos, um sorriso de complicidade, e não uma coisa histérica...)

turito disse...

q raio... anda tudo maluco com os !
eu cá gosto de abusar!... não só dos !. Sempre tive dificuldade em achar o "demais". Em tudo. Mas um anónimo disse-nos uma vez q há sempre o "voltar para trás"...:-)(mas tenho dúvidas)
bjs