sábado, abril 25, 2009

liberdade

ontem fui pela primeira vez a uma suposta comemoração do 25 de abril.
foi deprimente.
slogans gastos, apelos a votos naquele partido (cujo nome não vou escrever para não virem aqui parar militantes através das pesquisas do google), leituras de poemas "revolucionários" pelos leitores oficiais de poemas da cidade, uma rapariga histérica a apresentar os grupos de música tradicional portuguesa (aliás a única coisa que valeu a pena e a minha razão para estar ali), cuja prestação (da rapariga) seria trágica se não fosse risível (ou vice versa?).
no fim, depois de um slide-show de imagens de ricos e pobres, manifestantes e cantores de intervenção, a rapariga deu o golpe final com uma "performance fúnebre": trazia pomposamente um cravo na mão, depositou-o no chão como quem põe flores numa campa, e saiu do palco "em marcha atrás", olhando o cravo no chão...



depois de algumas cervejas, a minha proposta para o 25 de Abril nas ruas:

uma “parade” mais louca que a "gay parade" de Amesterdão, o "mardi gras" de New Orleans, mais libertária que woodstock, onde todos pudéssemos fazer O QUE NOS DÁ NA REAL GANA.

haveria "spots" nas ruas onde qualquer pessoa pudesse cantar, dançar, discursar, ler poemas, fazer “show de strip”, O QUE LHES APETECESSE.

espalhar grupos musicais, de teatro, dança, artistas plásticos, escritores, fotografos, cineastas, artistas de qualquer arte! pelas ruas, a fazer O QUE QUISESSEM.

criar sítios de encontro, conversa, leitura, de debate sobre QUALQUER COISA.

o 25 de Abril devia ser uma festa para todos, livre de convenções e do "respeitinho" que os senhores das comemorações impõem à coisa; uma festa fresca, jovem, mesmo se os jovens que nela participassem nunca viessem a saber o que foi o 25 de Abril, pelo menos saberiam que naquele feriado, todos os anos, se comemora A LIBERDADE com todos os seus excessos.

4 comentários:

marta disse...

É por isto q eu sou tua amiga!!!

natalie disse...

:-)
falta a proposta mais arrojada da noite: andarmos todos nus pelas ruas, tipo foto do tunick mas sem tunick! :-p

Anónimo disse...

:-)

aqui ficam mais duas propostas:

http://www.youtube.com/watch?v=jwMj3PJDxuo

ou

http://www.youtube.com/watch?v=bXB_DcuMv_E

Alex

natalie disse...

adorei!

pró ano, toca a "congelar" em coimbra b, e andar sem calças nos smtuc! ;-)