terça-feira, outubro 06, 2009
oxossi
(prenda atrasada para os meus irmãos que fizeram anos sexta feira :) e recordar as intermináveis viagens de férias para o Algarve a ouvir uma cassete onde constava este fantástico cavaleiro de aruanda, a balada do louco e outras tantas canções brasileiras dos anos 60. saravá!)
e já agora, sobre oxossi:
"Oxóssi é o arquétipo daquele que busca ultrapassar seus limites, expandir seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça. Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica.
Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para os mais diversas facetas da vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo pão-de-cada dia, a alimentação da tribo costumeiramente cabe aos caçadores.
Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
intermináveis e fantásticas! e com a melhor banda sonora do mundo! obrigada pela prendinha. beijinhos
é uma sorte... só te atrasas uma vez...
bjs aos dois.
Enviar um comentário