As sombras de Gray
Carlos Fiolhais
"Não, não venho falar da senhora E.L. James (seria Grey e não
Gray) nem do autor de Os homens são de
Marte, as mulheres de Vénus” (um escritor de auto-ajuda que é Gray), mas
sim de John Gray, escritor e professor de Pensamento Europeu da London School
of Economics que tem expresso em vários livros a sua visão muito sombria da
natureza humana.
Lembrei-me dele agora que, no ecrã de televisão à minha
frente, desfilam imagens repetidas até à exaustão dos atentados bombistas de
Boston. Foi Gray que, no seu livro Sobre
Humanos e Outros Animais (Lua de Papel, 2007), enfatizou que somos animais
como quaisquer outros. E que a moderna crença no humanismo não passa de uma
auto-ilusão. Estou em total desacordo com ele, enfileirando naqueles que
acreditam no ideal iluminista do progresso fundado nos valores da razão, da
democracia, da liberdade e da tolerância, que nos trouxe qualidade de vida, mas
a violência absurda de actos como o que acaba de causar em Boston três mortos e
centenas de feridos, não pode deixar de nos perturbar e de nos fazer pensar se
a natureza humana tem conhecido progressos desde os tempos do Gulag, ou do Holocausto,
ou dos anarquistas do Séc. XIX, ou dos cadafalsos setecentistas, ou ainda das
carnificinas medievais. Há onze anos aviões civis foram desviados para chocar
inopinadamente contra edifícios repletos de pessoas inocentes, hoje são
colocadas bombas para explodir com surpresa num evento desportivo muito
popular. Porque é o animal humano tão desumano como outros animais?
John Gray cita Fernando Pessoa, ou melhor Bernardo Soares, o
autor do Livro do Desassossego para
nos dizer que o homem é simplesmente como é e não como nós desejávamos que ele
fosse: “Se considero com atenção a vida que os homens vivem, nada encontro nela
que a diferencie da vida que vivem os animais. Uns e outros são lançados
inconscientemente através das coisas e do mundo; uns e outros se entretêm com
intervalos; uns e outros percorrem diariamente o mesmo percurso orgânico; uns e
outros não pensam para além do que pensam, nem vivem para além do que vivem. O
gato espoja-se ao Sol e dorme ali. O homem espoja-se à vida, com todas as suas
complexidades, e dorme ali. Nem um nem outro se liberta da lei fatal de ser
como é.” Para Gray, a modernidade, com todo o seu património de valores e
meios, não nos deve enganar, já que o homem é um animal essencialmente
destruidor, no qual não se pode depositar grandes esperanças. Se é capaz do
melhor, também o é do pior. Será, por vezes, mais tigre do que gato. Na lógica
do seu pensamento, não espanta que uma pessoa de posse de alguma tecnologia
caseira de explosivos a use hoje de um modo trágico e que, amanhã, um país
detentor de tecnologia nuclear a venha a usar para espalhar o terror.
A tese de Gray acaba de ser abonada por um novo livro seu,
ainda não traduzido entre nós, intitulado The
Silence of Animals e subintitulado On
progresso and other modern myths (Allen Lane, 2013). Aí diz que tanto a
ciência como a religião, que pensam que o animal humano pode ultrapassar os
seus constrangimentos naturais, perseguem utopias inatingíveis. Creio que Gray
não tem razão. De facto, os cientistas acreditam no progresso científico e numa
vida mais confortável baseado nele, mas não há como negar que tanto um como
outra tenham sido em geral alcançadas. Por sua vez, as pessoas religiosas (que
podem também ser cientistas) acreditam na melhoria espiritual, mas não se pode
dizer que muitas não tenham conseguido. Ambos acreditam, embora de formas
diferentes, na singularidade humana. Para Darwin, o amor por todas as criaturas
vivas era o atributo mais nobre que distinguia o homem, o que lembra S.
Francisco de Assis. Para o filósofo suíço Max Picard, católico, a necessidade
de recolhimento em silêncio, como acontece por estes dias em Boston e no mundo,
era uma marca da superioridade do homem relativamente a outros animais: “O
silêncio dos animais é diferente do silêncio dos homens”. Gray, embora
concordando que existe a referida diferença, vê-a de um outro modo: “Os homens
procuram silêncio porque buscam a redenção de si próprios, os outros animais
vivem em silêncio porque não precisam de redenção.” Para ele, “pode haver um
sentido em que os outros animais são pobres, mas essa pobreza é um ideal que os
humanos nunca alcançarão.” E, no fim, escreve, num pessimismo radical: “Não há
redenção no ser humano. Mas também não é preciso nenhuma redenção.”
Vivemos tempos sombrios. É útil ler um pensador destes
tempos, um céptico da humanidade, porque temos de nos confrontar com a
escuridão. Mas, recusando o niilismo de Gray, é sobretudo nas épocas mais
escuras que o nosso impulso para a claridade deve ser maior. Pode não haver
redenção, mas é humano procurá-la."
in Público, 18-4-2013
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